Tatuagem

Segundo um estudioso da arte polinésia (a Polinésia é considerada o berço da redescoberta da tatuagem  no mundo moderno), “Edward H. Dodd”, em relação à origem da tatuagem, existem 2 hipóteses: uma é que a tatuagem nasceu uma única vez e se espalhou pelo mundo, e a outra é que a tatuagem nasceu mais de uma vez, em diferentes continentes.

A tatuagem parece ser um dos candidatos mais plausíveis ao controvertido conceito de origem  independente  em  várias  partes  do  mundo. As cavernas da pré-história escondem corantes,  furadores  e  cálices  contendo  a  pirita  de  ferro,  própria para a tatuagem. Acredita-se  que  os  trogloditas  se  orgulhavam  das  cicatrizes  propositais, pois  eram  sinônimo  de  coragem.

Acreditava-se  que  o  corpo  era insuficiente, e que a natureza,  de  alguma  forma,  deveria  ser  domada,  daí  tatuavam-se  os  corpos  e faziam-se  cicatrizes  por  todo  o  corpo.  Inicialmente,  a  tatuagem  servia  para  marcar os fatos da vida biológica (nascimento, puberdade, reprodução e morte, bem como a família), depois os fatos da vida social (se tornar um guerreiro, um sacerdote, casar-se, celebrar a vitória, identificar posse de prisioneiros, etc..), e também para se pedir proteção ao sobrenatural, durante a vida e também após a morte.

Os indícios concretos mais antigos registrados são de 700.000 anos antes de Cristo; Em 1991, na divisa da Itália com a Áustria, um grupo de turistas encontrou um corpo congelado, que após analisado, verificou-se tratar de algo em torno de 5.000 anos antes de Cristo (período Neolítico); O homem tinha tatuagens no corpo, sendo linhas paralelas ao longo da região lombar, uma cruz abaixo do joelho esquerdo e faixas no tornozelo direito.

Os primeiros cristãos usavam a tatuagem para se identificar, tatuavam a cruz, JHS (sigla do nome de Jesus), peixes, letras gregas, símbolos da igreja, etc… A idade média baniu a tatuagem da Europa pois acreditava-se ser demoníaca, sendo que qualquer cicatriz, má formação ou desenho à flor da pele, o corpo alterado em si, era considerado como “moradia do Cão”.

A Europa só fora reconquistada pela tatuagem apenas em 1767, quando os marinheiros britânicos chegaram ao Taiti e foram tatuados por aborígenes taitianos. Em 1769 desembarcou em Paris “Aorotu”, um taitiano com o corpo todo tatuado que maravilhou o país. O pai da palavra “tattoo” foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário em sua 1º viagem a palavra “tattow”,também conhecida como “tatau” (era o som feito durante a execução da tatuagem, onde se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele).

A máquina elétrica de tatuar foi patenteada em 1891, em Nova York, pelo irlandês “Samuel O’Relly”, que se baseou na invenção de “Thomas Alva Edison” , uma máquina de imprimir por meio de pontos de tinta no papel, que foi utilizada com o mesmo processo, só que para tatuar.A partir de então, a tatuagem foi muito procurada por marinheiros e o meio artístico circense.

Também foram criados cubes de tatuagem, e a especialização na manufatura de artigos específicos para tatuadores. A tatuagem foi retratada em várias manifestações culturais como teatro, cinema, literatura,  pintura, música, etc… A tatuagem elétrica chegou ao Brasil em junho de 1959, através do dinamarquês “Knud Harld Likke Gregersen”, que ficou conhecido como “Lucky Tattoo”; Knud dizia que suas tatuagens davam sorte, e em menos de 6 meses Lucky já era notícia de tv.; Foi ele quem tatuou um dragão no “Menino do Rio”, da famosa canção de Caetano Veloso.

Graças ao dinamarquês, o Brasil entrou no mapa da tatuagem contemporânea, e a cada dia que passa, mais e mais tatuadores desenvolvem técnicas específicas, devido ao maior interesse do público e ao apoio da mídia, que se propõe a divulgar a arte da tatuagem e a derrubar os preconceitos que a sociedade tem em relação à esta arte.

Old School

oldschool02 oldschool03 oldschool01

É a chamada tatuagem tradicional, foi implementada por marinheiros no inicio do século passado os desenhos costumam representar o universo dos marinheiros, como mulheres, corações, gaivotas,facas, cordas, âncoras, rosas e etc…
Normalmente o traço de uma tatuagem Old school é simples com o traçado grosso, e não usa muito briho, costuma ser fosca.

New School

newschool01 newschool02

É a evolução da tatuagem antiga para a tatuagem moderna, começou a se difundir nos EUA ao final da segunda guerra mundial, quando ocorreu um surto de hepatite em território americano, obrigando a vigilância sanitária a criar regras de segurança para a dermopigmentação. Essa maior segurança acabou por atrair os jovens da época, que resolveram implementar novos estilos de desenhos, mais adequados a seus desejos e jovialidade. Criaram novos traçados baseados no graffiti e em 3 dimensões, com a perspectiva muito forte e cores vibrantes.

Realismo

realismo03 realismo02 realismo01

 Tatuagem realista é o oposto da old school, ao invés de muitas cores e traços simples, esse tipo de tattoo tem muitos sombreados, traços complexos e, na maioria das vezes, é em preto e branco. O realismo é muito usado por quem quer tatuar fotos e figuras humanas com exatidão, para homenagear ou apenas pra lembrar.

Tribal

tribal03 tribal02 tribal01

 Desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Desenhos relativos a tribos que marcavam seus corpos , podem ser de tribos norte-americanas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.

Oriental

oriental03 oriental02 oriental01

 Trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos com motivos orientais são geralmente samurais, gueixas e dragões.Muito embora os motivos dos desenhos sejam os exemplificados acima, vale lembrar que uma tatuagem de dragão ou gueixa ou samurai, pode não ser do estilo Oriental, o que determina mesmo é o estilo do traçado. Uma técnica japonesa muito utilizada se chama tebori que quer dizer entalhar, gravar com as mãos. Usa-se agulhas enroladas na ponta de uma vara de bambu para inserir tinta decarvão vegetal na pele. costuma doer bastante. A tatuagem tebori ou irezumi é feita em diversas sessões muito famosa por estampar corpos inteiros da yakuza a mafia japonesa.